Seja bem-vindo(a), Faça login

Como Montar Cabo de Rede Cat6 Blindado

Como Montar Cabo de Rede Cat6 Blindado

Olá amigos, a seguir vamos entender na prática como montar um cabo de rede blindado com conectores RJ45.

Muitas pessoas têm dúvida de como montar um cabo blindado Cat6.

Embora não seja difícil de compreender, precisamos ficar atentos a alguns detalhes importantes na montagem que diferem do cabo de rede Cat5e e Cat6 não blindados (UTP).

Leia este manual até o final porque tem alguns detalhes que você não pode deixar escapar, por exemplo: você sabia que o simples fato de um cabo ser blindado ele NÃO garante a blindagem? Isso mesmo.

Para a blindagem funcionar efetivamente são necessários: 1) Ferramentas apropriadas; 2) Conectores Blindados; 3) Montagem correta do Dreno.

Sem a montagem correta do dreno sua blindagem não vai funcionar e você vai apenas ter gastado seu dinheiro, sem falar que seu cabo sofrerá interferência eletromagnética, o que vai causar oscilação no sinal de internet. Vale lembrar que o alicate para crimpar é o mesmo usado nos casos de cabos de rede Cat5e e Cat6, porque o padrão é o RJ45.

Vem comigo que eu explico!

Primeiramente vamos precisar das seguintes ferramentas e itens para montar nosso cabo de rede:

Vamos dividir nossa montagem em CINCO PASSOS para facilitar a didática.

Se preferir pode conferir o vídeo no Canal do Youtube da Ed Cabos, e claro, já se inscreve para receber mais conteúdos relacionados.

 

 

PRIMEIRO PASSO:

Vamos primeiro passar a capa do conector pelo cabo e em seguida  decapar nosso cabo de rede cat6 Blindado usando o estilete com a medida de aproximadamente 3 cm (pode ser mais ou menos). Precisamos ter cuidado para não cortar as vias internas coloridas, bem como o dreno. Cuidado para não se cortar.

 

SEGUNDO PASSO:

Remova com cuidado a blindagem do cabo. Preste atenção no DRENO, que é o fio metálico que faz o aterramento. Dobre o dreno para não ter problemas ou perigo de quebrar, remova também a película plástica que envolve as vias.

 

TERCEIRO PASSO:

Abra os pares das vias coloridas e estique-as o máximo que conseguir para facilitar a montagem, corte também o separador interno. Usando um alicate de corte ou outra superfície metálica você consegue fazer este esticamento das vias.


 

QUARTO PASSO:

Organize as vias de acordo com o padrão escolhido, o nosso em geral é o T-568A, mas nesse exemplo usamos o T-568B. Corte no tamanho necessário (cerca 1,5 cm ou 2 cm), encaixe no Conector RJ45 Blindado, agora é só conferir se todas as vias chegaram até o fim do conector e crimpar com o alicate crimpador RJ45.

 

 

QUINTO PASSO: 

Dobre o dreno para ficar colado no conector RJ45 Blindado e corte um pedaço se for necessário para não sobrepor a capa. Agora é só puxar a capa que vai cobrir o conector e manter o dreno encostado na parte metálica.

 

Finalmente, para ter certeza de que sua montagem teve êxito, use um testador de rede e um multímetro para garantir o sucesso.

Com o testador de rede, verifique a sequência de luzes, os leds precisam acender em sequência numérica sem pular nenhum número.

Caso o seu testador seja um modelo simples como o do nosso exemplo, use um multímetro para testar a blindagem.

Basta colocar o multímetro no modo sonoro e encostar nas duas pontas da parte metálica dos conectores, se apitar é porque o aterramento está funcionando, se não apitar, significa que o dreno não está em contato com a parte metálica do conector blindado, neste caso a blindagem não será efetiva. Verifique o erro, talvez seja necessário trocar o conector, por isso é aconselhável comprar quantidades extras.

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado.

 

Um grande abraço, fiquem na paz.

 

 

 

Danilo

Ed Cabos

 

ED Cabos, Loja de Cabos Santa Ifigênia, Cabo HDMI e Cabo AFT