Cabo de Rede Blindado para que serve?

 

 


Cabo de Rede

Os Cabos de Rede é o cabo mais utilizado para instalações de rede estruturada em sistemas de rack, internet, entre outros. Normalmente o cabo de rede é composto por 4 pares trançados, cada um com uma cor diferenciada, sendo elas:

Branco Laranja
Laranja
Branco Verde
Verde
Branco Azul
Azul
Branco Marrom
Marrom

O cabo de Rede é classificado por Categoria e pela construção do mesmo, a categoria denomina a velocidade que o cabo pode alcançar e dependendo da instalação exige que instale o Cabo de Rede Correto.

 

Categorias

Como citado acima, o Cabo de Rede é classificado por categoria, mudando a Velocidade de transmissão, Frequência, entre outros. Segue abaixo algumas categorias que separamos.

CAT5E

O Cabo de Rede CAT5e é um dos cabos mais utilizados, pois ele funciona na maioria das intalações. O Cabo CAT5E pode ser encontrado em modelos: Externo, Blindado, Dupla Capa, entre outros.

Caracteristícas:

  • Alcança 10/100/1000Mbps (Dependendo da Metragem e da qualidade do cabo)
  • Frequência: 100Mhz

CAT6

O Cabo de Rede CAT6 é um dos cabos mais procurados atualmente, devido a sua velocidade de transmissão e pela frequência, sendo um cabo mais reforçado e funciona muito bem com aparelhos de extensão de vídeo.

Caracteristícas:

  • Alcança 10/100/1000Mbps
  • Alcança 10Gbps em cabos de pequenas distâncias.
  • Frequência: 250Mhz

 

CAT6A

O Cabo de Rede CAT6A é um cabo pouco utilizado, devido a estar chegando agora a necessidade da utilização, pois muitos aparelhos ainda não conseguem acompanhar a mesma velocidade de transmissão.

Caracteristícas:

  • Alcança 10Gbps
  • Frequência: 500Mhz

 

CAT7

O Cabo de Rede CAT7 é um cabo que ainda não é muito utilizado, são raras as necessidade de utilização deste cabo atualmente, mas logo mais estará entre nós.

Caracteristícas:

  • Alcança 10Gbps
  • Frequência: 600Mhz

 

Cabo de Rede Blindado para que serve?

A Blindagem tem como função inibir a interferência causada por: cabos Elétricos, Coaxiais, entre outros. Os Cabos Elétricos são os principais cabos que causam interferências em cabos de rede, normalmente acontece quando há a necessidade de passar o cabo de rede dentro de um conduíte, e neste mesmo conduíte há um cabo elétrico, neste caso deve ser utilizado um Cabo de Rede Blindado.

Para identificar o Cabo de Rede Blindado, você tem que verificar as siglas abaixo

 

UTP (Sem Blindagem) 

Os Cabos de Rede UTP são cabos que não tem blindagem, ou seja, é o cabo de rede padrão, este cabo pode ser utilizado em qualquer ambiente que não esteja com um cabo elétrico.

 

FTP / STP (Com Blindagem)

Os Cabos de Rede FTP e STP, são cabos que contém uma blindagem interna que possibilita a inibição da interferência causada por cabos elétricos no mesmo ambiente, sendo eles: conduítes, elétrodutos, canaletas, entre outros. O cabo FTP é um cabo que contém uma blindagem em fita, já o modelo STP é que contém blindagem em fita e malha.

 

Cabo de Rede Blindado CAT5E

Cabo de Rede Blindado CAT6

 

ED Cabos, Loja de Cabos Santa Ifigênia, Cabo HDMI e Cabo AFT