O que é HDMI

O que significa HDMI?

A sigla HDMI, significa "High-Definition Multimedia Interface", ou seja, uma Interface de Multimídia de Alta-Definição. Mais abaixo iremos falar um pouco mais sobre a conexão HDMI que chegou no mercado para mudar a qualidade de transmissão de áudio e vídeo.

O que é HDMI

 

O que é HDMI?

O HDMI é uma conexão digital onde é possível a transmissão de áudio e vídeo com ótima qualidade, está conexão foi lançada no ano de 2003 com sua primeira versão 1.0.

Hoje o HDMI é uma conexão padrão que é encontrada em 99% de nossos aparelhos que transmitem e recepcionam o sinal de áudio e vídeo, podemos encontrar o HDMI em: TV's, Vídeo-Games, PC's, Notebook's, Monitores, entre outros.

Desde a conexão 1.0 até o momento que está na versão 2.1, o HDMI manteve o seu conector padrão, sendo possível utilizar o mesmo cabo 2.1 em aparelhos antigos.

Ao longo das versões podemos encontrar mais qualidade da transmissão de áudio e vídeo, onde hoje conseguimos com o HDMI chegar em resolução 8K em uma frequência de 60Hz, ou seja, uma baita de uma qualidade que a tecnologia cada vez vem trazendo para o mercado.

Aqui iremos falar um pouco sobre as versões mais atuais e padrões do mercado, como a 1.4, 2.0 e a mais atual que é a 2.1.

 

HDMI 1.4

A versão 1.4 revolucionou no quesito de funcionalidades, essa versão foi a mais usada no mercado por bastante tempo, trouxe a qualidade de imagem em outro patamar deixando os aparelhos com um brilho maior comparado a suas versões anteriores. Esta versão trabalha na velocidade de 10,2Gbps.

A versão 1.4 também trouxe a função 3D onde pode ligar qualquer TV a aparelhos que transmitem imagens 3D.

Canal Ethernet, onde consegue transmitir sinal de internet entre aparelhos, estando somente 1 ligado no sinal de internet. Para que esta função funcione, é necessário que os aparelhos conectado ao Cabo HDMI também tenha a possibilidade deste tipo de conectividade.

4K@30hz, resolução em 4K na frequencia de 30Hz, ou seja, resolução bem alta, para utilizar em monitores e TV's com altas polegadas.

 

HDMI 2.0

A versão 2.0 é modelo utilizado atualmente, por aparelhos que transmitem qualidade Ultra HD em 4k@60Hz. Trazendo outras funcionalidades que melhoram muito o áudio e vídeo transmitido. Está versão trabalha na velocidade de 18Gbps, comparado a versão anterior, teve um aumento considerável.

4K@60Hz, como dissemos acima, é a qualidade de imagem para quem irá utilizar em aparelhos Ultra HD, como TV's Ultra HD 4K, XBOX ONE S, PS4 PRO, entre outros.

Suporte para HDR (High Dynamic Range), que é os metadados estático, trazendo mais brilho e qualiidade de profundidade no vídeo.

Caso você não tenha os aparelhos compatíveis com está versão, não será possível notar a diferença na qualidade de imagem, mas pode ser utilizado este mesmo cabo sem problemas, pois a conexão HDMI é igual para todas as versões lançadas até o momento.

 

HDMI 2.1

O Cabo HDMI 2.1 8K tem uma função muito interessante para quem deseja jogar os seus melhores jogos. Nesta versçao a velocidade de transmissão teve um aumento enorme comparado a suas versões anteriores, dando um salto para 48Gbps.

O Cabo 2.1 tem suporte para a função Variable Refresh Rate que é o famoso VRR, que faz uma diferença notável na utilização de vídeo games como o Xbox ONE X, confira no vídeo a seguir as comparações realizada pela equipe técnica.
 

Diferença entre o cabo HDMI 2.1 e o 2.0?

Aqui estamos citando as principais funções do novo cabo HDMI 2.1 e explicamos o mais básico do cabo e todas as suas qualidades a mais que o cabo HDMI 2.0 não obtêm.
 

HDR Dinâmico

Permite que o HDR seja ajustado em quadro a quadro, ou seja, a maioria das TV's que estão sendo fabricadas estarão vindo com função HDR (High Dynamic Range) e com esta função no cabo, será possível o ajustamento conforme a TV utilizada.
 

eARC

Nada mais é que a compatibilidade com padrões de áudio com efeito 3D como Dolby Atmos e DTS:X, consegue-se notar a qualidade a direção do som.
 

Variable Refresh Rate - VRR

O cabo prepara automaticamente a frequência utilizada por um Game, normalmente essa função é denominada por (Game Mode VRR), alguns monitores já trabalham com esta função, já TV's trabalham com frequências fixas, ou seja, com a função Game Mode, é possível atualizar a frequência de acordo com o Game.
 

Quick Media Switching - QMS

Basicamente um eliminador de atrasos que normalmente é resultado quando utilizamos Switch's HDMI, com a utilização dessa função, é diminuído essa tela preta quando há a troca de entrada ou saída.
 

Quick Frame Transport  - QFT

Função especial para amantes de Games e de Realidade Virtual, diminuindo brutalmente os atrasos (famosos LAG's) que acontece na tela, deixando com maior interatividade em tempo real. 
 

Auto Low Latency Mode - ALLM

É definida automaticamente a latência ideal para o monitor ou TV, ou seja, tornando uma visualização e interação mais suave sem interrupções.
 

DSC
Compressão DSC 1.2, superior a 8K com subamostra de croma 4: 2: 0

 

Velocidade de Transferência de Dados

Uma das grandes mudanças entre o Cabo HDMI 2.1 8K e as versões inferiores é a velocidade de transferência de dados, que faz total diferença entre os outros cabos HDMI.

A velocidade teve um aumento de 18 para 48 Gbps comparado a versão 2.0.
 

 

ED Cabos, Loja de Cabos Santa Ifigênia, Cabo HDMI e Cabo AFT